Um inédito projeto literário e audiovisual, intitulado “Desbravadores: a história de quem veio, viu e venceu em Porto Seguro”, que levará o selo da Editora Contraponto e será assinado por quatro profissionais de reconhecida competência intelectual e profissional, deve ser iniciado no próximo mês, cujo objetivo principal é prestar uma justa homenagem aos 25 maiores empresários da cidade, cada qual dentro da seu segmento empresarial, narrando a trajetória daqueles que realmente acreditaram, investiram e impulsionaram a cidade, levando-a ao lugar que hoje ela ocupa no cenário do turismo nacional e internacional.
Mas que fique bem claro: o requisito principal para a escolha é o pioneirismo e a relevância destes empresários dentro do contexto social e econômico de Porto Seguro. Significa dizer que as homenagens não serão comercializadas, do tipo que a pessoa paga para ser escolhida. Em que pese os custos consideráveis do projeto, os quais serão bancados através de cotas de patrocínios, a escolha se dará única e exclusivamente por méritos empresariais, independente de simpatia, política ou seja lá do que for.
Reconhecimento de preferência em vida
Tenho comigo que as justas homenagens e o reconhecimento a estes empresários devem ser prestadas de preferência em vida. Ficar homenageando pessoas depois que morrem não nos parece a melhor opção.
Empresários realmente empreendedores, visionários e pioneiros a exemplo de Cícero Sena, Carlos Humberto, Wilson Cruz, Moacir Andrade, Gilberto Abade, Reinaldo Lima, Fernando do Cambuí, João da Sunga, seu Ivan do Imperador e outros figuram como os mais cotados para terem suas histórias registradas na obra.